google.com, pub-2300500520560310, DIRECT, f08c47fec0942fa0
 
Buscar

Marcos Brey – Músico Mineiro Lança o Álbum “Luzir”


Marcos Brey - Foto por Rodolfo Ataíde

Marcos Brey, pseudônimo de artístico de João Marcos Washington de Almeida, nascido em Belo Horizonte - MG, desde os 12 anos é residente Ribeirão das Neves, é produtor cultural e sociólogo, faz parte do Instituto Cultural Semifusa e atua como professor na rede pública de educação do estado de origem. O artista lançou “Luzir”, novo disco que marca sua caminhada de mais de 20 anos de atuação na música, no dia 26 de junho. Com oito faixas, o disco traz diferentes variações sonoras do rock, principal influência musical de Brey, com narrativas inspiradas em suas relações, afetos e vivências.

O nome do disco “Luzir” vem de iluminar, de dar luz tanto a sua caminhada como artista negro e também de valorizar seu território de origem, região que é uma grande periferia reconhecida principalmente pelos aspectos ligados à precariedade estrutural e por abrigar um grande número de penitenciárias. Brey enfatiza a potência artística da região, com toda a diversidade que carrega, o que raramente é lembrado. “Neves brilha muito, em todas as áreas, e a artística é efervescente. Por isso, dar um nome que alude a luz a este trabalho artístico, é também muito simbólico”, reforça. Além das referências musicais, "Luzir" trata também da arte produzida por pessoas pretas e faz referências à cultura pop ao homenagear o herói Pantera Negra, vivido pelo norte-americano Chadwick Boseman, ator falecido em 2020.

Capa de Luzir

“Isso tudo desdobra-se em outra questão, a da cor de pele preta. É bem difícil brilhar sendo periférico, de origem humilde e preto, então o "Luzir" é sobre isso também, e meu figurino para as fotos do disco será inspirado no herói negro Pantera Negra, porque sinto que é preciso dizer disso neste e em todo trabalho que eu fizer, visto o contexto de ódio que temos vivido direcionado às pessoas pretas, e como cidadão e artista é urgente me expressar nesse sentido”, conclui Marcos Brey.


"Luzir" está disponível