Racismo em chamas: Tramando Ideia Rap lança single e clipe de OQCÊQUERBOY? II
- Joana Ramos
- 30 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de mar. de 2021

Tramando Ideia Rap, grupo de São Bernardo do Campo - SP, formado por Nego Iego, Quimo, Rymu Crespx e Dj Willo, traz ideias positivas, reflexivas, de empoderamento ao povo e aos jovens negros periféricos desde 2014. Seu trabalho vai desde o Boombap clássico até o Trap, sempre trazendo sua originalidade e presença de palco. Em seu último lançamento, coloca o dedo na ferida ao falar do racismo na sociedade.
Dia 20 de novembro de 2020, Dia da Consciência Negra, o grupo lançou single e clipe de OQCÊQUERBOY? II. Dando sequência ao single com mesmo título lançado em setembro de 2019. O lançamento assume uma nova roupagem a partir de um movimento de descobertas do grupo sobre ancestralidade e empoderamento preto.
Uma letra ácida e com linhas diretas ao ponto que representa a revolta de pessoas negras em meio ao caos causado pelo racismo. O drill e o funk criam uma atmosfera sombria que envolve o ouvinte nessa trama, criada pelo produtor e diretor musical do single, Vibox Beats. A mixagem e masterização foi conduzida por Tan Beats.

“A ideia central desta música pode ser resumida como uma revolta contra a ordem social, política e econômica corrompida pelos 'donos do mundo'. Os ancestrais vem nos mostrando o quanto somos valiosos e muito importantes nesse universo, ninguém pode apagar esse brilho sagrado que há em nós. Corpos pretos vêm sendo alvos de ideais racistas, fascistas e ditatoriais há mais de 500 anos e, em pleno século XXI, essa bandeira continua sendo levantada de forma explícita”, explica Nego Iego
Para Rymu Crespx, as manifestações contra o racismo que se espalham pelo mundo em 2020 influenciaram muito para o lançamento de OQCÊQUERBOY? II. Segundo ele, esse momento “deixou bem explícito o racismo que já é denunciado há muito tempo. Todos os acontecimentos jogaram, mais uma vez, na cara da sociedade o quanto há uma ignorância racista nos rondando. É preciso quebrar este padrão europeu e questionar os efeitos da escravidão que perduram até hoje.”
DJ Willo se destaca em OQCÊQUERBOY? II com scratches que dispensam comentários e colagens de músicas marcantes da cena do rap nacional que pavimentaram o caminho para a chegada das novas gerações no gênero. “Nós selecionamos alguns trechos dos Racionais MCs e Sabotage que marcaram demais a história e que tem um ponto em comum: o levante da população negra em querer contar o seu lado da história”, comenta Willo.
“Enquanto houver racismo, discriminação e deturpação de tudo que canalizamos e geramos desde o início das eras, estaremos aqui em atos de subversão contra todo tipo de opressão”, diz Nego Iego. O clipe, assinado pela SSS.Rec, conseguiu traduzir a ideia da música por meio de um símbolo marcante no movimento negro mundial: KKK (Ku Klux Klan), que, rodeado pelos integrantes do Tramando Ideia Rap em algumas cenas, depois está em meio às chamas, representando o seu fim.
Ouça "OQCÊQUERBOY? II" de Tramando Ideia Rap:
Através desse link, você pode escolher a sua plataforma digital favorita para escutar "OQCÊQUERBOY? II".

Ficha Técnica:
Composição/Voz: Rymu Crespx e Nego Iego
Produção e direção musical: Vibox Beats
Scratches e colagens: DJ Willo
Mixagem e masterização: BPP Tan
Arte: Nego Iego
Figurino: Quimo
Roteiro: Quimo e SSS.REC
Produção do clipe: SSS.REC
Direção, captação e edição: SSS.REC
Elenco: Nego Iego, Rymu Crespx, Quimo, DJ Willo e Pedro Neto
Distribuição: Graxa Pura
Comunicação: Carla Andrade
Comments